quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Os diagnósticos de treinamento

O treinamento é uma das melhores maneiras de gerar desenvolvimento, tanto organizacional como pessoal, mas tal qual um medicamento, só funciona de fato se sua necessidade for diagnosticada corretamente.

Imagine, por exemplo, o proprietário de um determinado estabelecimento comercial que recebe através de seus clientes muitas queixas em relação ao atendimento.

Ora, receber queixas de atendimento pode significar que há algo errado, mas não é específico. Na verdade, apenas estabelece o caminho de uma série de hipóteses que serão levantadas para poder resolver o problema.

Chiavenato (2002), a propósito, apresenta quatro tipos principais de mudanças de comportamento envolvidas pelo treinamento que resumimos abaixo:

Transmissão de informações: é o tipo mais simples de mudança de comportamento – simples transmissão de informações para aumentar o conhecimento e a habilidade das pessoas. Muitos programas de treinamento estão preocupados com o conteúdo, isto é, com informações ou conhecimentos que devem ser transmitidos e compartilhados entre pessoas.

Desenvolvimento de habilidades: esses treinamentos estão voltados para melhorar ou desenvolver habilidades e destrezas necessárias à execução ou operação das tarefas requeridas pelo cargo ocupado. Trata-se de um treinamento orientado para operação de equipamentos, ferramentas, isto é, para as tarefas e operações a serem executadas.

Desenvolvimento ou modificação de atitudes: Nesse aspecto, envolvem as mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis e conscientização para determinados aspectos do comportamento pessoal.

Desenvolvimento de conceitos: é o treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conscientização de idéias e filosofias, desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos.

Esses tipos de mudanças apresentados acima reforçam a tese de que é preciso, antes de investir em treinamento, verificar se está no caminho correto. Um vendedor que é treinado exaustivamente para conhecer tecnicamente o produto pode não trazer resultados para a empresa se o problema principal for à forma pouco educada com que trata seus clientes.

Afinal, quem nunca entrou em um estabelecimento comercial e não foi recebido com frases do tipo “o que vai hoje, tio?” ou “Fala!”? Muitas vezes são empresas que talvez treinem apenas as habilidades e esqueçam completamente as atitudes.

Não quer perder clientes? Verifique a direção correta!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Você sabe encontrar oportunidades que o mercado tem à oferecer?



Você esta trabalhando e logo surge a notícia de uma reestruturação financeira na sua empresa exatamente na sua área de atuação. E agora, o que vou fazer?

PRONTO! Você foi sorteado pela empresa e a palavra tão temida por todos os profissionais surge no seu contexto atual, o desemprego.Calma, não se desespere trace uma estratégia e comece a estudar o mercado, isso não é difícil e não é necessário ser um profissional especialista para entender como funciona.A grande surpresa, é que a grande maioria dos profissionais não sabem encontrar as oportunidades no mercado de trabalho. O primeiro grande erro é não ampliar seu networking mesmo tendo um trabalho efetivo, por acreditarem ter um casamento infinito com a empresa onde trabalham. O segundo grande erro é disponbilizar seu Curriculum Vitae apenas para o acesso das Consultorias de Outplacement, e pararem por ai.


O ideal é traçar uma estratégia de pesquisa de mercado, e começar a buscar grupos especialistas como:

  • Os grupos do Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/, neste site é disponibilizado vários grupos com trocas de informações entre profissionais de RH de empresas e candidatos, você pode tanto conseguir uma nova oportunidade de trabalho, como fechar um novo negócio, conhecer atualidades da sua área e empresas.
  • Crie o seu Blog profissional, nele você poderá relatar um pouco sobre a sua trajetória profissional e o seu segmento de atuação.
  • Explore as redes de relacionameto online como: Plaxo, LinkedIn, Syxt (Via6) nesses sites de networking profissional você pode ampliar os seus contatos com objetivo de fechar negócios, e ser visto pelos headhunters no mundo inteiro. Também nessas redes existem grupos focados em diversas áreas.
  • Alimente o seu Skype e MSN com uma chuva de headhunters, profissionais de RH e parceiros de trabalho de outras empresas.

    Como o velho ditado diz: “Quem não é visto, não é lembrado” e é impossível que qualquer headhunter tenha memória o suficiente para lembrar de todos os candidatos que já entrevistou durante sua vida.