quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Você sabe encontrar oportunidades que o mercado tem à oferecer?



Você esta trabalhando e logo surge a notícia de uma reestruturação financeira na sua empresa exatamente na sua área de atuação. E agora, o que vou fazer?

PRONTO! Você foi sorteado pela empresa e a palavra tão temida por todos os profissionais surge no seu contexto atual, o desemprego.Calma, não se desespere trace uma estratégia e comece a estudar o mercado, isso não é difícil e não é necessário ser um profissional especialista para entender como funciona.A grande surpresa, é que a grande maioria dos profissionais não sabem encontrar as oportunidades no mercado de trabalho. O primeiro grande erro é não ampliar seu networking mesmo tendo um trabalho efetivo, por acreditarem ter um casamento infinito com a empresa onde trabalham. O segundo grande erro é disponbilizar seu Curriculum Vitae apenas para o acesso das Consultorias de Outplacement, e pararem por ai.


O ideal é traçar uma estratégia de pesquisa de mercado, e começar a buscar grupos especialistas como:

  • Os grupos do Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/, neste site é disponibilizado vários grupos com trocas de informações entre profissionais de RH de empresas e candidatos, você pode tanto conseguir uma nova oportunidade de trabalho, como fechar um novo negócio, conhecer atualidades da sua área e empresas.
  • Crie o seu Blog profissional, nele você poderá relatar um pouco sobre a sua trajetória profissional e o seu segmento de atuação.
  • Explore as redes de relacionameto online como: Plaxo, LinkedIn, Syxt (Via6) nesses sites de networking profissional você pode ampliar os seus contatos com objetivo de fechar negócios, e ser visto pelos headhunters no mundo inteiro. Também nessas redes existem grupos focados em diversas áreas.
  • Alimente o seu Skype e MSN com uma chuva de headhunters, profissionais de RH e parceiros de trabalho de outras empresas.

    Como o velho ditado diz: “Quem não é visto, não é lembrado” e é impossível que qualquer headhunter tenha memória o suficiente para lembrar de todos os candidatos que já entrevistou durante sua vida.

Nenhum comentário: